No último dia primeiro de março completei 28 anos de casada.
Fizemos uma pequena comemoração em casa com a família e amigos próximos.
E nos perguntaram qual o segredo para um casamento longevo e feliz. Sim, somos ainda apaixonados, desfrutamos a presença um do outro e sentimos saudades quando estamos longe. Importante dizer que também faz parte dessa relação desentendimentos, dias de muita cara feia e pouco carinho. Enfim, tudo que compõe uma relação saudável.
Vou te contar o que aprendi e respondi como sendo “o segredo” . Mas antes, como terapeuta de casal posso dizer que há alguns segredos que podem ajudar a relação ser boa por longos anos. Vou te contar quatro que já ajudam e muito em qualquer relação.
Ninguém muda ninguém e sua parceira ou parceiro só vai mudar caso sinta-se incomodado (a) e entre num processo de autodesenvolvimento.
É bem verdade que as pessoas mudam com o tempo mas a essência da personalidade e os valores , esses dificilmente mudarão.
Quem é líder o será por toda a relação. O festeiro , que gosta de receber em casa seguirá assim. Do mesmo jeito que quem é mais caseiro continuará adorando o sossego do lar.
A pergunta é : O quanto você consegue conviver com as diferenças? Os seus valores são convergentes? Aquilo que diverge é passível de conviver?
Você gosta de resolver o assunto na hora? Sua parceira ou parceiro precisa de um tempo para digerir as coisas? Você é super planejado, seu parceiro é mais espontâneo?
Como cada um toma uma decisão? Quais elementos precisa? Muitos cenários? É um processo longo ou rápido?
Você precisa de mais toque físico? Abraços “do nada”? Avise sua parceira!
Precisa de momentos sozinho? Avise seu parceiro!
Se sabemos individualmente como funcionamos, podemos estabelecer um jeito de funcionarmos juntos que seja satisfatório para o “nós”.
Sim minha gente, casais que se amam brigam. Isso é saudável. O melhor jeito de ter uma boa discussão é manter o foco. Se o motivo da discussão é ter chegado atrasado num evento, é sobre isso. Não vamos “desenterrar” o que aconteceu semana passada ou ano passado.
A briga deve ser focada. Discuta no varejo (uma coisa de cada vez) e não no atacado (aquilo tudo que você lembra que te desagradou há anos atrás).
Manter o foco no assunto da discussão e também na resolução (um pedido de desculpas, um acordo de como será na próxima vez, o que fazer para prevenir etc.).
A boa briga é aquela que nos ajuda a melhorar, não a nos sentirmos mal.
Comemorar fazendo um café da manhã juntos,. Alegrar-se pela promoção do parceiro. O trabalho em conjunto que resultou na jardim arrumado.
O dormir junto. O beijo gostoso . Uma palavra de reconhecimento para o outro sobre como é bom estarem juntos.
Tenham o hábito de contemplar suas conquistas, celebrar com uma dança, um abraço, um sorriso, um bilhetinho. Nem toda comemoração envolve um grande orçamento.
Às vezes estamos ocupados demais pensando no próximo objetivo que esquecemos de apreciar o estar junto e o que já temos.
Muitos casais focam na comunicação, em se expressar melhor, isso é importante. Mas além disso, é preciso desenvolver entendimento. Entender sobre si, sobre o outro e sobre a relação, sobre o nós.
E para fecharmos, vou te contar a resposta que dei quando me perguntaram “o segredo” para ter um casamento longo e bom. Para mim o segredo é a decisão diária de ficar e fazer funcionar. Independentemente do quanto se ama, a decisão de ficar junto é que viabilizar essa relação tão boa por tanto tempo. Querer estar junto é a motivação para os ajustes necessários de ambos os lados. Porque nem só de amor vive um casamento.
E você, o que acha disso? Compartilha com a gente!