Entre Vidas e Livros
Nasce um blog para compartilhar com vocês o que estudo, o que aprendo, o que experimento e o que sinto como aprendiz da vida e uma profissional fascinada pelos livros, pelo ser humano e pelas relações humanas.
Em 2025 completo 30 anos de formada. Há 7 anos comecei a transição de carreira. E há 6 pedi demissão do cargo de Diretora de RH para América Latina (que eu adorava, mas isso será tema para outro post) e me tornei psicoterapeuta, coach e mentora em tempo integral.
Uma das ações na minha transição de carreira foi criar um perfil no Instagram @psicologamargarethcardoso. Precisa começar a comunicar esse novo papel profissional, essa nova faceta da minha identidade como atuante no mundo da Saúde Mental.
Criei o perfil e ali fui compartilhando vários temas sobre carreira, saúde mental, relacionamentos, psicologia, liderança etc.
No entanto, há algum tempo venho sentindo que não vale a pena focar tanto no Instagram ou mesmo no LinkedIn . Não me entendam mal, essas redes sociais são importantes (por hora) e continuarei por lá (até mudar de ideia kkk). Elas têm sua função, mas a meu ver não é mais a de compartilhar reflexões , aprendizagens ou experiência sinceras. Viraram grandes vitrines para o mercado digital e o mundo dos influenciadores. Tudo mediado pelo algoritmo.
Como essa não é minha praia, cá estou eu, retornando ao velho e bom blog (que teve seu boom nos anos 2000) para ter mais espaço para compartilhar com calma e certa profundidade com aqueles que, como eu, estão cansados do que é superficial, instantâneo, raso.
Adoro as palavras, acho a linguagem pensada e bem articulada, fala ou escrita um dos grandes ganhos da evolução humana. Adoro conversar, exercitar a falatória e a escutatória.
Pela linguagem podemos nos fazer entender e entender o outro . compreender sentimentos e comportamentos e possivelmente conviver melhor.
Por vezes acho que sou melhor falando que escrevendo, então pode ser que sesse blog vire um vlog, ainda não sei. Descobriremos juntos a melhor forma de criarmos conexão e um jeito para eu compartilhar esse tanto de coisa que estudo e desejo sempre colocar a serviço das pessoas de diferentes formas.
Porque, para mim, o valor do que se aprende está no compartilhar.
Obrigada por ter ficado até aqui. Sigo aprendendo entre vidas e livros!
E nos encontramos no próximo post!